Santander: canal remoto com IA generativa gera R$ 2,3 bilhões em negócios no trimestre

Paralelamente ao avanço da IA generativa e dos canais digitais que levam o banco à palma da mão do cliente, além de avanços em modais como o Pix, um ponto a considerar no relatório financeiro do Santander é a redução de caixas eletrônicos (ATM) próprios. Em um ano, o banco desativou 1,5 mil ATMs, caindo de 11,7 mil para 10,1 mil unidades.

Vale dizer que o Santander usa a rede Banco24horas. A rede da Tecban se manteve praticamente estável, com apenas 24 ATMs desligados de um total de 24 mil unidades. Essa tendência dos bancos reduzirem ou acabarem com sua rede própria de ATMs e focarem em parceiros foi adiantado por Rogério Melfi, gerente de open finance na TecBan, durante o MobiFinance neste mês de outubro.

“Não vemos sinal de queda. O caixa eletrônico é usado. Veja, o Banco 24Horas é uma rede compartilhada que permite acesso do cliente a 150 instituições. Portanto, quando de repente uma instituição tira um caixa eletrônico, o banco vê que tem pouco uso, ela leva esse cliente ao ambiente compartilhado”, disse na época.