Programabilidade do Dinheiro

Mas o que realmente significa a “Programabilidade do Dinheiro”?

Continuando nossa série de entendimento sobre o DREX (Real Digital) – encontre os posts anteriores e acompanhe os próximos com a hashtag #SabáDrex.

A programabilidade do dinheiro é um dos recursos mais inovadores do Real Digital, permitida pelo uso de contratos inteligentes na plataforma DREX.

Contratos inteligentes são programas que executam os termos de um contrato de forma automática quando certas condições predefinidas são atingidas.

No ambiente do DREX, estes contratos atuam como acordos autoexecutáveis: após o consenso sobre os termos (como prazos, condições de entrega, garantias), o contrato inteligente assegura a execução dos mesmos, sem intervenção manual.

Tomemos como exemplo um contrato inteligente que libera pagamentos após a confirmação de entrega de um produto via sistema de rastreamento, ou que administra a liberação de fundos em um financiamento imobiliário conforme a conclusão de etapas verificadas.

A programabilidade do dinheiro possibilita a automação de processos, trazendo maior segurança, transparência e eficiência para as transações financeiras, marcando um avanço significativo rumo a um sistema financeiro ágil e sintonizado com as demandas da economia digital.