Nesta edição, a newsletter Boletim Finanças destaca a lista Big Ideas Finanças 2025, com as cinco tendências que vão moldar negócios e carreiras desse setor no próximo ano. Da inteligência artificial à portabilidade dos investimentos e transferências inteligentes, da moeda digital do Banco Central Drex à tokenização, confira cinco temas destacados por especialistas do setor financeiro com potencial para mudar o jogo no mercado brasileiro.
🔗 https://www.linkedin.com/pulse/5-big-ideas-que-v%C3%A3o-mudar-o-setor-financeiro-brasil-8c1rc
Em 2025, o Drex, moeda digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) entra na etapa final do projeto piloto para começar a circular no mercado financeiro. Para especialistas, sua adoção tem o potencial de alterar os principais pilares dos mercados financeiros ao automatizar o cumprimento de obrigações entre entidades por meio de Contratos Inteligentes (Smart Contracts), sem exigir que intermediários intervenham.
Segundo o Banco Central, o Drex vai ser um vetor capaz de possibilitar um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios, alimentando o acesso mais democrático de pessoas e empresas aos benefícios da digitalização da economia.
A etapa piloto em andamento envolve casos de negócio para a implementação própria através de smart contracts – contratos digitais que carregam todas as condições das transações, que ficam assim registrados em rede blockchain, de forma criptografada, permanente e inviolável.
Como exemplos de utilização do Drex na economia, Rogerio Melfi, head de comunidades da ABFintechs, destaca neste post impactos da tecnologia na economia.
Isso será possível porque o Drex, mais que um meio de pagamento, é um bloco digital que carrega em si todas informações da transação – quem comprou, quem vendeu, o que foi negociado e as condições de pagamento.