Neste #SabaDREX vamos falar de DvP que é “Delivery versus Payment”, isto é “Entrega contra Pagamento” vale a leitura e fazer seu comentário!
👉 O que é Delivery versus Payment?
DvP é um procedimento de liquidação de transações onde a entrega do título ou ativo ocorre apenas se o pagamento correspondente for realizado. Esse arranjo ajuda a mitigar o risco de contraparte, ou seja, o risco de uma das partes não cumprir sua parte no acordo após a outra parte já ter cumprido a sua.
🤔 Por que o DvP é importante?
1. O DvP reduz significativamente os riscos associados à liquidação de transações. Garante que os vendedores recebam seus pagamentos e que os compradores recebam seus ativos simultaneamente. Isso é especialmente crítico em mercados de alta liquidez, onde o volume e o valor das transações são elevados.
2. Com a aplicação de DvP, as transações tornam-se mais previsíveis e eficientes. A sincronização de entrega e pagamento facilita o gerenciamento de fluxo de caixa e ativos por parte das instituições financeiras.
3. Implementar procedimentos de DvP ajuda as instituições a aderirem a regulamentos mais rigorosos, promovendo a transparência no mercado.
💼 DvP by DREX (Você achou que não ia falar de DREX!)
O desenvolvimento de moedas digitais de banco central (CBDCs), como o DREX pode acelerar ainda mais as finanças digitais, especialmente com implementações e integrações de DvP.
Com o DREX, poderemos automatizar o processo de DvP usando contratos inteligentes, que executam a troca de ativos por pagamentos de forma segura e automática assim que as condições pré-definidas são atendidas. Isso não só aumenta a segurança como também acelera todo o processo de liquidação.
📄 Exemplos de Ativos que Podem Utilizar DvP:
– Ações e Títulos de Capital: Transações de compra e venda de ações onde os papéis só são transferidos após a confirmação do pagamento.
– Obrigações e Títulos de Dívida: Pagamento e recebimento de títulos do tesouro ou corporativos em troca de dinheiro.
– Derivativos: Instrumentos financeiros cujo valor deriva de outros ativos, como opções e futuros.
– Imóveis: Transações imobiliárias onde o registro de transferência de propriedade ocorre simultaneamente com o pagamento.
– Arte e Colecionáveis: Compra e venda de obras de arte onde a entrega física ou validação de autenticidade acontece junto ao pagamento.
– Ingressos para Eventos: Venda de ingressos onde a transferência do ingresso digital ocorre apenas após o pagamento ser confirmado, garantindo que tanto o evento quanto o comprador estejam protegidos.
Que outros ativos você acha que poderiam se beneficiar do DvP e por quê?